quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O que seria um tecido inteligente?

Pensando em ajudar nossas clientes na hora da escolha da roupa para suas atividades físicas, passa algumas dicas recebidas pela conceituada marca esportiva Doox sobre as novas tecnologias quando falamos em tecidos para este tipo de roupa.
Esperamos ajudá-las na hora de suas compras e que gostem do que preparamos abaixo:

A Fisiologia do Vestuário engloba estudos científicos com profissionais da área e baseados nas funções orgânicas, tendo como objetivo aprimorar a integração Pele /corpo; Roupa; Meio Ambiente.
Um tecido por si não necessariamente pode ser responsável pelo desempenho de um atleta, mas pode contribuir para melhorar seu desempenho, porém nunca deve atrapalhar ou gerar sensação de desconforto.

São três os fatores básicos que influenciam esta integração:
1. Isolamento térmico e troca de ar
2. Absorção e transporte de umidade
3. Sensação de conforto na pele.

Associado aos conceitos acima , novas atributos tem sido incorporados nos tecidos esportivos mais recentes e entre eles se destacam:
Ação bacteriostática:  Previne e controla o crescimento de bactérias, mas sem matá-las. Esta propriedade é incorporada nas roupas através de tratamentos que podem ser duradouros quando feito a partir da produção do fio ou limitado quando aplicado diretamente ao tecido. Estes tratamentos, chamados de antimicrobiais, agregam bem estar e conforto nas roupas, pois evitam o mau cheiro, principalmente os provenientes do suor.

Compressão:  Trabalhos científicos originados em laboratórios de alta tecnologia apontam para a enorme importância da roupa esportiva incorporar o princípio compressivo, principalmente de forma seletiva em determinados grupos musculares. Grandes grupos musculares quando exercitados sob grau adequado de compressão incorporam as seguintes vantagens : - Melhor aplicação de força em função da diminuição da vibração muscular, repercutindo em melhor qualidade do próprio treinamento. - Diminuição dos micro-traumas musculares, resguardando a integridade da musculatura submetida à sobrecarga do exercício e melhorando a recuperação pós-esforço.

Proteção Uv: Propriedade do tecido ou malha em bloquear a passagem dos raios Ultra Violeta (A e B principalmente), cujo objetivo é a proteção da pele contra queimaduras ou outras lesões que podem evoluir com o tempo para câncer de pele.
A Austrália em 1996 foi o primeiro país a normatizar a proteção UV nas roupas regulamentando o Fator de Proteção Ultravioleta (FPU)
Quanto maior o índice FPU menor a passagem (transmitância) dos raios através do tecido e consequentemente maior absorção e bloqueio dos raios UV, evitando que a pele seja atingida por eles.
Um índice FPU 50 significa que somente 1/50 (2%) da radiação UV passará através do tecido ou igualmente que 98% dela será bloqueada.
Da mesma forma, FPU 15 será 1/15 (6,6%) de transmitância ou 93.3 % de bloqueio.

Nanotecnologia: Atualmente utilizada em texteis , incrementam propriedades diversar nas bases dos tecidos :
Ex: efeitos calmantes; efeitos estimulantes; efeitos hidratantes; olfativos; anti-celuliticos; etc

Tecidos de Performance - Exemplo Prático:
O corpo humano tenta manter a temperatura a 36ºC, durante esforço o corpo sua objetivando o resfriamento.
Os produtos que utilizam tecidos de performance propiciam uma evaporação mais rápida.
Os atletas que utilizam estes produtos , chegam ao final do esforço com temperatura corporal equilibrada e mais leves, aumentando assim sua performance .

Agora é ... boas compras e suar a camisa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário